Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Este ano deu-me para experimentar fazer licores para ofertas de Natal. Confesso que o receio foi muito, mas depois de alguma (muita) pesquisa percbi que não era assim tão complicado e lá me aventurei.
Para começar escolhi dois: café e chocolate. Vi inúmeras receitas, reuni várias ideias e dicas e lá adaptei para a quantidade que eu queria fazer, já que J* mal lhe falei da ideia de fazer licores me aparece em casa com um garrafão de 5L de aguardente caseira, vinda diretamente do produtor.
Numa panela levar a frutose (ou açúcar) a derreter com a água. Juntar o cacau e deixar ferver até obter uma mistura homógenea.
Na falta de utensílios industriais, o que fui fazendo foi o seguinte: media 0,5L de aguardente, 0,5L do preparado de cacau e 1 lata de leite condensado. Misturava tudo no liquidificador e ia guardando em frascos de vidro (ainda bem que tenho o hábito de guardar os frascos de café).
Deixar repousar nos frascos cerca de 2 semanas e engarrafar.
Este licor, por causa do leite condensado, fica com uma consistência cremosa, pelo que é aconselhável a agitar antes de servir.
Na foto: o mais claro é o de chocolate, o mais escuro o de café. Só falta fazer umas etiquetas todas bonitas e fica pronto a oferecer.