por raio-de-luar, em 19.04.12
Estou completamente rendida aos risottos. A infinidade de combinações e o seu sabor suave e cremoso são características que muito me atraem. Ideias de novas combinações não me faltam, mas é para ir experimentando com calma, tal como se saboreia um risotto.
Ingredientes:
- 1 chávena de risotto
- 4 filetes de peixe gato riscado (ou qualquer outro peixe branco, como pescada)
- 1 cebola
- 2 dentes de alho
- 1 lata de tomate
- 1/2 pimento verde e 1/2 pimento vermelho
- folhas de espinafres (se forem grandes, cortar em juliana grosseira)
- caldo de cozer o peixe (água temperada com sal, salsa, os talos dos espinafres e outras ervas aromáticas que se lembrem ou tenham)
- azeite, sal, malagueta (ou pimenta)
Começar por cozer os filetes de peixe. Num tacho colocar água e temperar com sal, salsa, aproveitar os talos dos espinafres. Quando o peixe estiver cozido, retirar, deixar arrefecer e coar o caldo, reservando a água mantendo-a quente.
Num tacho largo, para poder mexer à vontade, refogar ligeiramente a cebola picada, os dentes de alho picados, a malagueta e um fio de azeite. Juntar o tomate e os pimentos cortados em cubinhos. Acrescentar o arroz e deixar fritar um pouco. Regar com o caldo à medida que for secando, mexendo sempre o arroz. Entretanto juntar as folhas de espinafre e o peixe em lascas. Envolver e continuar a juntar caldo aos poucos, mexendo sempre. Rectificar temperos.
Quando o arroz estiver cozido pode-se juntar uma colher de sopa de manteiga e mexer até derreter. No fim polvilhar com queijo ralado. Estes dois gestos são característicos do risotto, mas confesso que não os faço sempre. Há risottos que sim, adiciono manteiga e polvilho com queijo, outros só manteiga. Neste nem acrescentei nem manteiga nem queijo, e não foi por isso que ficou menos cremoso ou saboroso. Vai do gosto de cada um. Eu, por norma, prefiro as coisas mais simples.