Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Adoro comida com um toque oriental. Não perco uma oportunidade de experimentar receitas. Só que por vezes adio a realização da dita receita porque falta sempre um ou outro ingrediente mais exótico. Ora, há alguns ingredientes que costumo ter na despensa: cogumelos, rebentos de soja, bambu, molho de soja, molho de ostra, molho japonês... mas há outros ingredientes, principalmente especiarias, que não sendo propriamente fáceis de encontrar, não sendo propriamente baratos e não sendo propriamente usáveis com frequência, não costumam habitar a minha despensa. E por vezes até guardo uma receita mas vou adiando porque não tenho isto ou aquilo. E chega o dia em que se faz um click. Raiozinho Maria não anda sempre a alterar receitas? Então o que é que estas têm de diferente que não possa mudar um pouco, trocar um ingrediente por outro, não usar um ou outro? Nada. E foi exactamente o que aconteceu quando decidi fazer esta receita que vi no site da Vaqueiro e me despertou logo a atenção. Troquei a carne de vaca por porco, não usei glu-tai-moto (ca raio é isto?), usei bambu em vez de cogumelos (por opção), não tinha cebolo, usei salsa e usei cebola. Há falta de vinagre de arroz, usei vinagre de sidra. O resultado? Muito bom... e isso é que interessa!
Ingredientes:
Cortar a carne em tirinhas, polvilhá-la com a maizena, a pimenta, umas pedrinhas de sal e 3 colheres de sopa de molho de soja. Envolver bem e reservar.
Cortar a cebola em cubos, as cenouras em rodelas fininhas e picar a salsa (incluindo os talos).
Levar a wok a aquecer com um fio de azeite e a vaqueiro. Quando estiver quente, juntar a carne e saltear, mexendo constantemente. Quando a carne estiver bem douradinha, juntar a cebola em cubos, as rodelas de cenoura, o bambu e os talos da salsa picados. Envolver na carne e deixar saltear um pouco. No fim polvilhar com folhas de salsa picada.
Misturar o vinagre de sidra com o açúcar amarelo e o molho de ostras, mexer até dissolver. Juntar à carne e deixar cozinhar mais um pouco.
Preparar os noodles seguindo as instruções: aquecer água temperada com sal. Quando ferver, apagar o bico do fogão, juntar os noodles, tapar o tacho e esperar cerca de 4 minutos. Escorrer, juntar um fio de molho de soja e misturar.