Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Moelas. Um petisco muito apreciado. Molhar o pão naquele molho picante. Comer os pedacinhos de moela com palito e acompanhar com uma cerveja fresquinha... hummm.
Pois que tinha umas moelas e queria fazer algo diferente. Fui ao google e pesquisei receitas de moelas. Apareceram-me muitas receitas das moelas estufadas, com uma ou outra variação. Mas houve uma, um título, uma receita que me chamou a atenção. Feijoada de moelas. Li, não apontei nada porque fiquei com a ideia geral na cabeça, e pus mãos à obra.
Ingredientes
Primeiro de tudo coloquei o feijão branco a cozer numa panela com água e sal. Deixei-o a demolhar de um dia para o outro, lavei e panela com ele. Claro que não ia precisar daquele feijão todo (uma embalagem de 1kg), mas costumo cozer e congelar com um pouco de água da sua cozedura.
Num tacho refoguei em azeite a cebola picada, os dentes de alho picados, a malagueta picada. Quando a cebola ficou translúcida juntei o cubo de caldo de carne e deixei derreter. De seguida juntei o pimentão doce, a folha de louro, mexi e acrescentei as moelas. Deixei que estivessem um pouco no refogado até ganhar alguma cor. Acrescentei então a polpa de tomate e o vinho branco. Envolvi tudo. Tapei o tacho e deixei estufar em lume brando, mexendo de vez em quando. Entretanto juntei as cenouras cortadas em cubos. Se o molho começasse a secafr ou a engrossar muito, juntava conchas da água de cozer os feijões.
Quando as moelas estavam cozinhadas, juntei o feijão, mais um pouco de água, envolvi tudo e deixei ferver. No fim polvilhei com salsa picada.
Ficou uma delícia. E como na refeição não podem faltar legumes ou vegetais, acompanhei com uma salada de alface, que ajudava a refrescar o paladar do sabor intenso e picante da feijoada.