Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Achei super interessante o desafio lançado pela equipa do Sapo. Ideias não lhes faltam, não senhora. A minha primeira reacção foi um "ah que fixe, mas não tenho "estofo" para participar". Derrotista, eu sei. Mas nada como fazer um jantarinho diferente, daqueles que a cada gesto surge uma nova ideia e a confiança vai subindo para no fim dizer: hey, antes de começar a comer, tirar fotos bonitas que vou participar num desafio com este prato.
Pode não ser digno de um masterchef. Pode estar muito amador na apresentação (aquilo do empratar bonito é uma arte, uma arte), mas garanto que de sabor estava divinal, ainda mais tendo em conta que foi a primeira vez que fiz semelhante prato, e sim, parti de uma receita que vi e me ficou debaixo de olho, mas comparando a original e a minha, as semelhanças são poucas.
Ora então cá vai a minha participação no desafio.
Lombos de salmão em papelotes
Inspiração aqui
Ingredientes:
1. Colocar os lombos de salmão a marinar cerca de 30 minutos com os seguintes temperos: sal, um fio de azeite, uma malagueta picadinha e sumo e raspa de 1/2 limão.
2. Enquanto o salmão está a marinar, fazer um ligeiro refogado com cebola picada e azeite. Quando a cebola estiver translúcida, juntar o miolo de camarão devidamente escorrido e deixar saltear. Polvilhar no fim com umas folhas de salsa picadas.
3. Cortar uma folha de papel de alumínio em dois rectângulos. Em cada um dispor um lombo de salmão, devidamente escorrido da marinada. Por cima de cada lombo colocar o salteado de miolo de camarão com cebola e salsa. Fechar bem os papelotes, colocar num tabuleiro e levar ao forno a 180º cerca de 20 minutos.
4. Para acompanhamento: partir duas cabeças médias de bróculos em pequenos raminhos. Levar a wok a aquecer com um fio de azeite, uma colher de sopa de creme vegetal e 4 dentes de alho bem picadinhos. Quando o creme vegetal estiver derretido, juntar os raminhos de bróculos deixando saltear em lume brando. Adicionar uma colher de sopa de molho de soja e envolver bem nos bróculos. Entretanto, preparar os noodles: água a ferver temperada com umas pedrinhas de sal, deixar os noodles na água cerca de 4 minutos. Escorrer e juntar aos bróculos, envolvendo bem para tomar gosto.
5. Servir os lombos de salmão nos papelotes e acompanhar com noodles e bróculos salteados.