por raio-de-luar, em 28.01.12
Não é de agora (recente) que sou assim uma espécie de coleccionadora compulsiva de receitas. Antigamente, já lá vão uns bons e longínquos anos, comprava revistas atrás de revistas. Depois passei a seleccionar as receitas que gostava, recortava e iniciei assim um dossier todo organizadinho com resmas de receitas. Deixei-me de comprar revistas e passei a pesquisar sites de culinária na net. Quando me iniciei em actividades blogosféricas descobri todo um novo mundo de blogs de culinária de gente cheia de talento e boas ideias.
Há pouco tempo peguei no meu dossier com anos de colheita de receitas e fiz uma selecção rigorosa. Eliminei o dossier e agora guardo as receitas em pdf numa pasta no pc, mas vou eliminando à medida que vou experimentando e publicando aqui, já que este blog serve também como o meu livro de receitas digital.
Ora, será de imaginar que no meu reader tenho pra lá de blogs de culinária que vou seguindo e dos quais vou retirando ideias. Tento sempre indicar a fonte de uma receita que faça quando recrio uma receita que vi. Uma questão de ética, consideração ou mesmo respeito. Por vezes fico só com a ideia geral, nem guardo receita, e depois quando a publico aqui, quando muito posso fazer menção a ter visto a ideia algures, mas como não guardei a fonte, não a posso indicar.
Este salmão com molho de laranja foi uma receita que vi no blog
Cinco Quartos de Laranja. Foi daquelas receitas que fiquei literalmente a salivar e guardei-a. Há dias tinha uns lombinhos de salmão e andei a ver as receitas guardadas e decidi experimentar esta. Mas não a segui na íntegra. Apenas uma parte, numa de simplificar o processo.
Ingredientes:
2 lombos de salmão
azeite
sumo de uma ou duas laranjas
2 colheres de chá de tomilho
1 colher de sopa de açúcar amarelo
1 colher de chá de pimentão doce
sal
pimenta
Temperei o salmão com o sumo de laranja, um fio de azeite e uma colher de chá de tomilho. Deixei marinar perto de 30 minutos. Num prato misturei o pimentão doce, uma colher de chá de tomilho, o açúcar, o sal e pimenta. Escorri os lombos de salmão e passei-os nesta mistura. Coloquei-os num tabuleiro e levei ao forno cerca de 15 a 20 minutos.
Acompanhei apenas com uns bróculos cozidos e assim o sabor do tempero do salmão sobressaiu. Muito bom! Um travo agridoce que combina muito bem com o salmão.