Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Depois da epifania que veio com os croissants de massa folhada da Sarokas, é caso para dizer que ando numa de experimentar tudo e mais alguma coisa com a massa folhada.
Pois que a última foram uns mini-croissants, fofos que só eles, com salsicha cocktail. A massa folhada do Pingo Doce vem enrolada em forma de círculo, pelo que é mais fácil cortar em pequenos triângulos para enrolar e fazer o formato de croissant. Já a massa folhada do Lidl vem enrolada em rectangulo, mais prática para fazer o corte de folhados.
Voltemos aos mini-croissants com as mini salsichas: cortar a massa folhada em triângulos (cerca de 16), na parte mais larga colocar a mini-salsicha e enrolar até à parte do bico. Passar por ovo batido, levar ao forno cerca de 15 minutos... e estão prontos. Uns fofos e estaladiços mini-croissants que fazem um brilharete, e as delícias de todos.
A segunda ideia que aqui trago não é propriamente novidade para quem me acompanha há mais tempo. Já havia falado anteriormente numa sobremesa super fácil de fazer e fica óptima. Tão simples como gelatina e iogurtes. Normalmente fazia gelatina de ananás ou frutos silvestres com iogurtes de pedaços do mesmo sabor da gelatina. As combinações são várias, já que há disponíveis vários sabores de gelatina e iogurtes. A imaginação é o limite, e pode-se arriscar a combinar sabores diferentes (por exemplo gelatina de ananás e iogurte de coco). Este fim de semana experimentei limão. Divinal.
Usei a gelatina da nutricionista, nutridiet, que é feita com 0,5L de água quente e 0,5L de água fria. As gelatinas convencionais são metade, 0,25L de água quente e 0,25L de água fria. Assim sendo, recomendo que para 0,5L de gelatina se usem entre 4 a 6 iogurtes, para 1L de gelatina entre 8 a 10 iogurtes.
Ora a de limão: gelatina de limão, seguindo as instruções - dissolver o pacote em 0,5L de água quente e juntar 0,5L de água fria. Depois de bem mexida, juntar 8 iogurtes de aroma de limão (usei uns óptimos do Lidl da linha Linessa, magros). Levar ao frigorífico para solidificar... e o resultado é uma fresquinha e agradável mousse gelatinosa.