Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Constantemente eu e a amiga e companheira aqui da cozinha trocamos ideias. Esta semana falou-me de um jantar que tinha feito com bifes de porco e resolvi "imitar". Não fiz exactamente como a Ângela (era bom a menina vir aqui publicar, sim?!), mas a ideia dela serviu-me de ponto de partida.
Usei novamente a púcara de barro. Coloquei os bifes na púcara, por cima alho laminado, um cubo de caldo de carne esmagado, duas cebolas em meias-luas, uma malagueta picada, duas colheres de café de ervas finas, algumas nozes de vaqueiro e um fio de azeite. Tapei a púcara e levei a lume brando cerca de 30 minutos. Para dar um toque final, reguei a carne com duas colheres de sopa de molho de soja e voltei a tapar por mais 10 minutos. Huuuummmmm, que cheirinho.
Em relação ao acompanhamento, estava numa de fazer batatas cozidas e bróculos... mas de repente, plim... fez-se luz!! Arranjei uma embalagem de cogumelos portobello (cortei-os em 4), cortei os bróculos (daqueles pequeninos com folha) tipo julinana. Numa frigideira levei a derreter um naco de Vaqueiro com dois dentes de alho picados e um fio de azeite. Juntei os cogumelos, deixei saltear, temperei com umas pedras de sal, acrescentei os bróculos, envolvi tudo e deixei cozinhar em lume brando. Como os cogumelos largam alguma água, tapei a frigideira com um testo para reduzir a água dos legumes. Pouco antes de os retirar, deitei mais um fio de azeite e umas gotas de vinagre.
Et voilá
Estava uma delícia!!! E o que sobrou... sim, foi o J* que levou para o trabalho.