Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Raiozinho e Ângela: duas amigas na vida e na cozinha. Nesta cozinha partilham-se momentos simples de duas cozinheiras amadoras com jeito para os tachos (uns dias mais que outros). E agora, uma tem Yämmi e a outra Bimby! Vai ser bonito...
Ontem, sozinha em casa à noite, sem grande vontade de me meter na cozinha, sem grande inspiração, lá me ocorreu fazer a minha sopinha de peixe, que tanto aprecio e me sabe bem.
Esta é uma das receitas que gosto pela versatilidade. Uma boa parte dos ingredientes são opcionais, faz-se com o que se tem no frigorífico.
Ingredientes usados:
- 3 postas de pescada
- 2 filetes de peixe gato riscado (muito suculento este peixe)
- 3 dentes de alho
- 1 cebola
- 1 malagueta
- courgette
- 1 cabeça de nabo
- cenoura
- 1/2 pimento verde
- 1/2 pimento vermelho
- alho francês
- batata
- 1 pacote de polpa de tomate
- azeite qb
- sal
- salsa para decorar
Começo por cozer o peixe em água temperada com sal. Enquanto o peixe coze, preparam-se os legumes. Regra geral este tipo de legumes (alho francês, nabo, pimento, courgette) costumo comprá-los frescos, arranjo-os, lavo-os, corto-os e coloco em saquetas no congelador. Quando são precisos estão logo ali à mão prontos a utilizar. As cenouras e courgettes guardo na gaveta do frigorífico, mas quando começam a ficar moles, também costumo arranjá-las e congelá-las, utilizando para as bases das sopas.
Mas voltando à sopa... numa panela colocar os dentes de alho cortados, a cenoura cortada, a malagueta (para quem gostar do sabor picante) cortada, regar com azeite. Levar a refogar ligeiramente, e quando o azeite começar a estalar, juntar os restantes legumes e um pacote de polpa de tomate. Entretanto, o peixe já cozeu, aproveita-se a água da sua cozedura para colocar na panela com os legumes, tapar e deixar cozer em lume médio. Retirar peles e espinhas ao peixe, lascá-lo miudinho. Quando os legumes estiverem cozidos, passar a sopa com a varinha mágica até obter um creme homogéneo e aveludado... se necessário adicionar água para não ficar tão espesso. Levar o creme a lume brando, ontem por opção juntei cenoura ralada (nunca o tinha feito e gostei do resultado), adicionar o peixe, ou quem quiser também pode acrescentar miolo de camarão congelado, deixar levantar fervura, mexendo regularmente. Por fim, polvilhar com salsa picada (coentros também é óptimo, mas aqui em casa não somos muito apreciadores, principalmente o J*) e está uma maravilhosa sopa de peixe feita. Serve de prato principal, pois é muito nutritiva e completa. Mesmo que não se coma a sopa toda na altura, não faz mal. Esta é uma óptima solução para ter congelada em doses individuais no congelador para nos socorrermos em alturas que não há tempo para cozinhar.
Aqui fica uma foto da dita sopa...
E agora uma última sugestão: esta sopa é óptima para molhar o pão... e então aquele com azeitonas... huuuuummmmm...